Menu

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Moda



Origem da Moda : A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.
A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.

(http://www.brasilescola.com)

Como definir a moda ?
Moda vem do Latim modus que significa "modo", "maneira" e "comportamento"
Em francês "mode": uso, hábito ou estilo
Em inglês a etimologia da palavra "fashion" remete a ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial...

Ok isso a gente já entendeu, agora me diz uma coisa, pra você o que significa moda ou estar na moda? Hoje em dia estamos vivendo em uma sociedade em que as pessoas só se sente bem se estiver de acordo com os padrões que a sociedade ou a mídia impõem, mas esquecemos do principal de que devemos acima de tudo estar bem com nos mesmos, por exemplo eu tenho uma mania de só usar algo quando eu vejo que todo mundo já esqueceu ou perdeu a vontade de usar e estão ligados em outra tendencia do momento,por que assim eu vou estar sendo diferente e seguindo o que eu acho certo, eu não vejo a moda como algo que devemos seguir 100%, até por que eu vejo a moda da seguinte forma, é lançado a roupa para todos (ou nem sempre até por que a maioria das marcas só usam fôrmas pequenas e um 44 parece 40) e você decidi se aquela peça se encaixa em seu visual ou não e cabe a você escolhe se ira se sentir bem com a peça ou só vai ser mais uma que usara por todo mundo estar usando. Hoje em dia as pessoas estão se deixando de lado, deixando de ser elas mesmo por apenas ter medo de como as pessoas vão reagir e até mesmo por medo de ficar sozinhas, por isso que eu falo, eu não sigo a moda, eu tenho estilo que é algo que emiti a minha personalidade fazendo com que as pessoas muitas vezes enxerguem quem eu sou apenas pela minhas roupas.
Eu já fui muito cabulada nisso, queria me vestir como todo mundo que eu via na televisão, fazia meus pais gastar dinheiro a toa (mesmo sabendo que eles não tinha condições) e muitas vezes as roupas ficavam lá jogadas no meu guarda-roupa com a etiqueta ainda por conta de que eu não usava eu não me sentia bem com elas, eu apenas precisava ter pra mostrar pra alguém que eu podia, que eu seguia a moda e isso me fazia se sentir  superior, mas graças a deus o tempo passou e eu cresci vendo que isso é ridículo e que eu não precisava disso pra ser feliz apenas precisava me libertar e ser eu mesma, uma segredo pra vocês... eu amo roupas de brecho rs
 Não vamos nos prender a moda e nem a padrões, vamos nos libertar, usar nosso estilo para demostrar o que sentimos, como somos, nossas loucas, ouse, use pesas diferentes, misture cores, estampas, acessórios, sapatos de cores diferentes, roupas ao contrario, extravase e não se importe com os olhares, cochichos etc, desde que você esteja bem como esta nada mais importa ok ?
E que tal vocês me contarem a definições de moda pra vocês aqui no comentários eu vou amar ler.

Xoxo Polly

Nenhum comentário:

Postar um comentário